“Corpus” lotou o Museu José Malhoa

logo_GazetaDasCaldasGAZETA DAS CALDAS |Natacha Narciso |

Abriu portas no sábado, 2 de Julho, no Museu Malhoa, a exposição colectiva internacional “Corpus”. O museu caldense encheu-se de gente para assistir a esta iniciativa que reuniu obras e autores de vários países europeus. Na abertura ainda participou o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, que se encontrava naquele espaço museológico a participar no encerramento do ciclo de conferências dedicadas às termas.

 
Há uma senhora que está atrás de uma moldura, trajando de negro e que encara o público de frente. A sala está completamente cheia com gente que aguarda com expectativa a performance da artista espanhola Monica Mura que, atrás de uma moldura, faz as diversas acções de maquilhagem e de desmaquilhagem como se estivesse ao espelho. Depois destas tarefas tipicamente femininas, coloca no seu rosto creme de barbear e com recurso a uma navalha simula que faz a barba.
“Faço uma reflexão, não só sobre as questões de género, como também sobre o próprio envelhecimento”, disse a artista ao público que entretanto escutava em silêncio a explicação sobre o seu trabalho. Em seda, estava impresso o rosto de Monica Mura, tal como ela é e em mais duas fases onde simula como será daqui a várias décadas.

A visita guiada à exposição foi coordenada pela curadora Genoveva Oliveira, que se dedica às artes e à investigação há vários anos. A curadora trabalha com diversas entidades portuguesas e estrangeiras e foi assim que reuniu os contactos que lhe possibilitaram reunir 16 artistas para poder realizar “Corpus”. […] leer más

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.